A dor emocional é um termo usado para descrever a dor ou o sofrimento psicológico que uma pessoa pode experimentar como resultados de eventos traumáticos, perdas vividas, estresse emocional ou outras situações emocionalmente complicadas. Diferente da dor física, a dor emocional refere-se a uma resposta afetiva e mental que pode ser causada por eventos específicos ou pelo acúmulo de estresses e dificuldades ao longo do tempo.
Entre as situações que podem levar à dor emocional intensa estão:
➢ A perda de um ente querido, o luto e a tristeza após a morte de uma pessoa próxima;
➢ Traumas e abusos, ou seja, experiências traumáticas como violências em geral, abuso físico, sexual ou emocional;
➢ A separação ou divórcio, o fim de um relacionamento pode envolver intensa dor e sofrimento;
➢ Transições e mudanças importantes como de emprego, de cidade, entre outros;
➢ Problemas de saúde mental, condições como depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou outros distúrbios psicológicos;
➢ Sentimento de rejeição e abandono, ou seja, ser rejeitado ou abandonado por pessoas próximas.
A dor emocional é algo natural e faz parte do emocional humano. É importante lembrar que cada pessoa lida com a dor emocional de forma diferente. Mas a intensidade e a duração desse tipo de dor podem variar significativamente de pessoa para pessoa.
Buscar apoio de familiares, amigos, profissionais da saúde mental é fundamental para lidar com a dor emocional de forma saudável, superando-a. A terapia e o acompanhamento psicológico podem ser recursos úteis para ajudar nessa superação, promovendo o bem-estar emocional e mental humano.
Psicóloga Nágila Secchi – CRP 06/120728
Atendimento online para adolescentes, e adultos.