Nágila Secchi

Psicóloga

Auto-estima e Desenvolvimento Pessoal

Nágila Secchi Psicóloga

Será que você sente “Dor Emocional”?

 

A dor emocional é um termo usado para descrever a dor ou o sofrimento psicológico que uma pessoa pode experimentar como resultados de eventos traumáticos, perdas vividas, estresse emocional ou outras situações emocionalmente complicadas. Diferente da dor física, a dor emocional refere-se a uma resposta afetiva e mental que pode ser causada por eventos específicos ou pelo acúmulo de estresses e dificuldades ao longo do tempo.

Entre as situações que podem levar à dor emocional intensa estão:

➢ A perda de um ente querido, o luto e a tristeza após a morte de uma pessoa próxima;
➢ Traumas e abusos, ou seja, experiências traumáticas como violências em geral, abuso físico, sexual ou emocional;
➢ A separação ou divórcio, o fim de um relacionamento pode envolver intensa dor e sofrimento;
➢ Transições e mudanças importantes como de emprego, de cidade, entre outros;
➢ Problemas de saúde mental, condições como depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou outros distúrbios psicológicos;
➢ Sentimento de rejeição e abandono, ou seja, ser rejeitado ou abandonado por pessoas próximas.

A dor emocional é algo natural e faz parte do emocional humano. É importante lembrar que cada pessoa lida com a dor emocional de forma diferente. Mas a intensidade e a duração desse tipo de dor podem variar significativamente de pessoa para pessoa.

Buscar apoio de familiares, amigos, profissionais da saúde mental é fundamental para lidar com a dor emocional de forma saudável, superando-a. A terapia e o acompanhamento psicológico podem ser recursos úteis para ajudar nessa superação, promovendo o bem-estar emocional e mental humano.

 

Psicóloga Nágila Secchi – CRP 06/120728
Atendimento online para adolescentes, e adultos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abordagem Teoria Cognitivo-Comportamental:

Terapia Cognitivo-Comportamental compreende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos e como aquilo que o afeta, e não os acontecimentos em si. Ou seja, ela observa a forma como cada pessoa vê, sente e pensa sobre uma relação que causa desconforto, dor ou qualquer outra situação negativa.

A partir da Teoria Cognitivo-Comportamental é possível dizer que nossos pensamentos afetam diretamente nossas emoções e consequentemente como nos comportamos. A partir daí, trabalha-se a mudança de pensamento para que também possamos mudar a forma como nos comportamos.

Essa abordagem é bastante específica, clara e direta. É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. Ela se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais, como no auxílio das diversas questões que envolvem nossa vida como um todo.