Nágila Secchi

Psicóloga

Auto-estima e Desenvolvimento Pessoal

Nágila Secchi Psicóloga

Faça as pazes com o passado e foque no seu presente!

 

Sabe aquela dor que te sufoca? Aquele fato que te magoou e você nunca conversou à respeito? Que você evita falar, pensar e só quer esquecer ou fingir que nunca aconteceu? Vai continuar aí. E vai continuar doendo até que você encare. A energia que você gasta tentando seguir em frente sem encarar isso é o que te consome!

Quando não encaramos e fugimos, acabamos culpando e julgando os outros, a vida ou até a própria falta de sorte. Com isso, nos deixamos levar pelas ilusões que a mente cria e passamos a viver dessa forma inconsciente, colocando-nos em apuros diários e esgotando nossa energia (que é limitada).

Às vezes, achamos que o melhor mesmo é não falar mais sobre o que ficou no passado e que ainda dói. Acontece que, por dentro, ficamos incomodados com aperto no peito e isso dá abertura para o surgimento de sentimentos que não deveriam fazer mais parte de nossa vida, mas continuam ali nos fazendo mal, nos adoecendo tanto fisicamente como emocionalmente.

Deixar de lado, não encarar e lamentar só serve para nos machucar. Por esse motivo, vale a pena se esforçar para compreender o que ficou no passado para então conseguir viver no presente, no “aqui e agora”, pois o que vivemos e o que vamos viver está somente em nossa mente.

Fazer as pazes com tudo aquilo que aconteceu no passado te ajudará a viver com mais leveza. Nesse processo, seguir alguns passos diários podem ajudar no caminho, como, por exemplo:

❖ perdoar para conseguir se desprender de um possível ressentimento ou rancor;
❖ ressignificar, por mais doloroso que seja, ajudará a conviver de uma forma mais positiva com as vivências passadas, sem sofrer com elas;
❖ enfrentar os medos, pois deixando-os de lado se abrem possibilidades de experiências melhores;
❖ fazer novos planos visando novos caminhos de felicidade e, importante, sem levar em conta opiniões alheias.

Entenda que não somos vítimas das circunstâncias. É possível sim encarar, aceitar, superar e assumir outra conduta diante dos acontecimentos. O sofrimento faz parte das nossas vidas, mas não é permanente, é um aprendizado. E deve ser trabalhado e aprimorado para dar lugar ao crescimento pessoal, nos tornando mais fortes, pois todos nós merecemos uma vida leve, plena e iluminada.

Se você já tentou de diversas formas, sente que não consegue se livrar dos acontecimentos, marcas do passado em sua vida e percebe que isso te impede de seguir com atenção plena no presente, procure ajuda psicológica profissional.

 

Psicóloga Nágila Secchi – CRP 06/120728
Atendimento online para adolescentes e adultos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abordagem Teoria Cognitivo-Comportamental:

Terapia Cognitivo-Comportamental compreende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos e como aquilo que o afeta, e não os acontecimentos em si. Ou seja, ela observa a forma como cada pessoa vê, sente e pensa sobre uma relação que causa desconforto, dor ou qualquer outra situação negativa.

A partir da Teoria Cognitivo-Comportamental é possível dizer que nossos pensamentos afetam diretamente nossas emoções e consequentemente como nos comportamos. A partir daí, trabalha-se a mudança de pensamento para que também possamos mudar a forma como nos comportamos.

Essa abordagem é bastante específica, clara e direta. É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. Ela se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais, como no auxílio das diversas questões que envolvem nossa vida como um todo.